O que é icterícia Neonatal?
Você sabe porque aparece na maioria dos bebês e qual é o tratamento? É uma patologia comum e benigna na maioria dos casos, mas é necessária a sua vigilância, por altos níveis pode trazer graves consequências.
Dra Juliana Querino Teixeira
11/11/20251 min read


A Icterícia neonatal é a coloração amarelada da pele e dos olhos do recém-nascido, causada pelo acúmulo de bilirrubina no sangue.
A bilirrubina é produzida naturalmente durante a renovação dos glóbulos vermelhos (transição da hemoglobina fetal para a pós-natal).
Como o fígado do bebê é imaturo, ele tem dificuldade para eliminar essa substância, levando a impregnação da bilirrubina na pele.
É muito comum os recém-nascidos apresentarem algum grau de icterícia nos primeiros dias. Em casos mais leves, ela desaparece espontaneamente.
Mas quando os níveis de bilirrubina estão elevados, é necessário tratamento com fototerapia (banho de luz azul), para evitar complicações.
Se não for tratada adequadamente, a icterícia grave pode levar a uma condição rara chamada kernicterus, que pode causar danos neurológicos permanentes no recém-nascido.
Por isso, é essencial que o bebê seja avaliado pelo médico Pediatra na maternidade (primeiras 48 horas de vida), permanecer o tempo necessário em fototerapia (se indicada) até níveis seguros para sua retirada e realizar acompanhamento após a alta na maternidade.
A icterícia neonatal na maioria das vezes é benigna, mas deve sempre ser monitorada com atenção.


